Depois de acompanhar alguns canais de desenvolvimento de software por algum tempo você deve chegar à conclusão que você não deveria aprender Python por alguns motivos.

O Renzo Nuccitelli até falou em seus stories no instagram e nos podcasts do DevPro sobre as grandes falácias que os gurus da programação falam (inclusive sou aluno dele, abraços Renzo 🙂 ).

Nesse post eu quero lhe mostrar o contrário: a maioria das coisas sobre mercado de programadores em Python que estes “especialistas” em tendencias e programação falam sobre é uma falácia.

“Existe um número menor de vagas para programador Python””

Se formos analisar realmente: existe um número de vagas maior em PHP que em Python, isso realmente é verdade.

Mas também tem outro lado da moeda, essa métrica é uma métrica absoluta e não relativa, por exemplo o número de vagas PHP é grande, mas o número de programadores PHP também é grande, então a divisão entre o número de vagas PHP e de programadores PHP deve ser levado em consideração.

A mesma coisa para Python, JavaScript, PHP e etc: devemos sempre analisar o número de oportunidades e de pessoas que estão no mercado.

Aqui no PyJobs, o número de vagas Python que temos em relação aos candidatos é de 3 candidatos para cada vaga cadastrada na plataforma.

“Python não tem vagas de desenvolvedor”

Assim como a explicação que demos acima, não precisamos nem comentar… Python tem diversas vagas dentro da comunidade.

Obviamente: as melhores chegam apenas no boca a boca, mas temos excelentes oportunidades no PyJobs

“Salário de vagas Python é baixo”

Como qualquer vaga de trabalho e qualquer região do mundo temos divergências de valores de vagas!

Vagas em São Paulo muito provavelmente pagam mais em relação a uma vaga no interior do estado de São Paulo. Isto é uma questão intuitiva de custo de vida: é necessário analisar sempre pela ótica do custo de vida médio e do salário da vaga de sua escolha.

Além do mais, existem diversos níveis de senioridade, regiões (se é remoto ou não também conta), além de que existem vagas no exterior para Python em que você pode ganhar. em dólar ou euros. Alguns requisitos desejáveis para a parte de web, por exemplo, saber o básico de front-end, banco de dados e Django

“Python é lerdo”

Python é lerdo, realmente ele não é a linguagem mais rápida para rodar aplicações embarcadas, por exemplo, mas Python tem um benefício muito grande: sua curva de aprendizagem é rápida e não tão íngreme.

Sua sintaxe é simples e remonta o inglês, logo qualquer pessoa que tenha um conhecimento básico de lógica e de inglês consegue desenrolar diversas aplicações para seu negócio mesmo não sendo da área de tecnologia.

Python realmente não é a linguagem que contém frameworks extremamente rápidos, mas ela possui uma boa vantagem no mercado para aplicações que necessitam prototipação rápida e manutenção fácil.

A linguagem não deixa nada a desejar com qualidade de código, tendo frameworks de testes automatizados e lib de testes nativa.