Neste artigo, vamos te contar um pouquinho sobre o que é Django e como este framework é um dos mais populares nas vagas de Python e porque os recrutadores e empresas de tecnologia amam ele.

O framework Django foi criado em 2003 como um software open source e que permite com que pessoas consigam prototipar, desenvolver e fazer o deploy de suas aplicações de maneira fácil e rápida com uma estrutura já padronizada.

Por que Django se chama Django?

Reinhardt in 1946

Esse nome foi escolhido por causa do guitarrista Django Reinhardt, como uma forma de homenagea-lo.

Quais são os componentes principais do Django?

O Django segue uma arquitetura chamada MVT (Model, View, Template. – ou em tradução livre Modelos, Visualizações e Templates (tem tradução para templates?? =P )).

Sua parte de Models é composta por uma ORM (object-relational mapper) que faz a intermediação entre as classes escritas em Python e o banco de dados escolhido para o desenvolvimento.

Seu sistema de Views é composto por uma parte em Python, onde podem ser gerenciadas as requisições para o servidor e suas respostas e outra parte em HTML que é o Template e aparência do site – ela sim aparece para o usuário final do site, mas você não precisa obrigatoriamente usa-la em conjunto.

Além disso, o Django possui um roteador de URLs que basicamente identifica de qual URL o usuário está fazendo a requisição e retorna a view correta para aquela URL.

Quais bancos de dados são compatíveis com Django?

O Django suporta uma vasta gama de bancos de dados, inclusive os NoSQL, porém nem todos possuem suporte a sua ORM e a sua interface. Caso você queira usar um banco de dados sem tirar proveito da ORM do Django, qualquer um que tiver uma biblioteca para Python pode ser usado.

Caso você queira usufruir dos benefícios que a ORM traz para você, os bancos de dados compatíveis com Django são:

  • PostgreSQL;
  • MariaDB;
  • Oracle;
  • SQLite;

Onde eu posso hospedar ou fazer o deploy de minha aplicação Django?

O Django, por ser Python, pode ser suportado em uma enormidade de provedores de serviço de hospedagem.

Por muito tempo, utilizamos o Heroku aqui no PyJobs para fazer a hospedagem do nosso sistema Django (ele não é restrito apenas para o Django, pode rodar Flask, Bottle, FastAPI e qualquer outra aplicação com suporte ao uwsgi, gunicorn ou asgi).

Para citar algumas possibilidades de hospedagem:

  • Amazon Web Services (AWS) – Na AWS você pode hospedar a sua aplicação Django dentro de um EC2 (uma máquina virtual privada) ou em containers através dos serviços de ECS e EKS da AWS. Tudo depende da sua necessidade e da forma que você precisa processar os dados.
  • Heroku – O Heroku é muito bom para testar aplicações por você não ter de se preocupar com gerenciar a infra-estrutura e nada relacionado a outras aplicações no servidor. Ele já faz tudo isso para você! O Heroku é muito vantajoso para os iniciantes e para empresas pequenas, mas para escalar sua aplicação ele acaba ficando caro.
  • PythonAnywhere – muito parecido com o Heroku em questão de custos e usabilidade e tem as mesmas ressalvas do Heroku.

Se você chegou a conclusão que o Django é O framework para desenvolver sua aplicação ou você está em busca de vagas Python e Django, acredito que você esteja muito melhor informado depois deste texto!