Sim, estou falando para você que quer se tornar um engenheiro de software que trabalha para o exterior ou para uma empresa da sua própria cidade, mas não quer sair de casa.

O mundo hoje está muito mais próximo que há 2 anos atrás e as empresas estão entendendo muito bem isso. O número de vagas remotas aumentou, e muito, embora não seja um conceito novo, a pandemia fez com que as empresas repensassem suas formas de ver e contratar pessoas.

Este post é composto por algumas dicas que podem te ajudar a virar um engenheiro de software de sucesso trabalhando remotamente, já que o número de vagas remotas ainda está baixo perto do número de aplicações que as empresas recebem.

Por que você deveria considerar trabalhar remotamente?

  • Ficar mais próximo da família – eu mesmo gosto de almoçar com minha família todo dia, então o faço sempre, já que não preciso ir para o escritório e posso comer comida da vovó! 👵
  • Escolher seus horários – e daí que você acorda as 12h de São Paulo, na Califórnia ainda são 8h da manhã
  • Escolha de onde você quer trabalhar no dia – se você quiser trabalhar da padaria tomando seu café, ir a um coworking ou ficar de sua casa, você pode!
  • Seja melhor pago – a oportunidade de trabalhar pro exterior (quando se sabe inglês ou alguma outra lingua estrangeira)

Como fazer com que as empresas percebam você!

Agora que você já sabe os benefícios do trabalho remoto, podemos falar sobre como você pode ser percebido por essas empresas:

  • Contribuições Open source: as próprias contribuições já demonstram diversas coisas: entendimento de código e permite com que a empresa olhe o que você já sabe
    • Contribuir para open source facilita com que outras pessoas usem seu código e eventualmente saibam da sua existência
    • Open source faz com que sua credibilidade aumente, criando track record de suas contribuições e códigos criados
  • Use tecnologias que são utilizadas ao redor do mundo: usar tecnologias que startups usam facilita muito a você encontrar um trabalho que permita estar remoto. Tecnologias como:

Também existe a possibilidade de você estudar e eventualmente se tornar um full-stack, te ajudando a encontrar vaga em ambas as stacks sem muitos problemas.

  • Tenha projetos paralelos: pode soar a coisa mais simples do mundo, mas tendo um projeto paralelo como suporte a seu CV te ajuda muito a conseguir provar que você sabe construir aplicações, além de demonstrar seu lado empreendedor (o que em startups é muito bem visto)

Como encontrar trabalhos remotos?

Conexões Pessoais:

O Twitter é um ótimo lugar para construir relacionamentos com outros desenvolvedores e com essas conexões, é muito provável que consigam te ajudar a encontrar seu próximo emprego.

70% das organizações contratam pessoas que são indicadas por pessoas que já trabalham em suas empresas. Ou seja, conhecendo gente, você consegue novas oportunidades muito mais facilmente em sua indústria.

Freelance:

O trabalho de freelancer é uma excelente maneira de conseguir um trabalho full-time na mesma empresa em que você está prestando serviços agora.

Como você vai estar programando já para a empresa e conhecendo as regras de negócios deles, é muito mais provável que eles saibam de seu potencial e te coloquem para trabalhar com eles.

PyJobs e FrontJobs:

Não podiamos deixar de falar dos nossos sites hehehe! As nossas plataformas são as únicas focadas nas linguagens de Front-End e de Python, possibilitando você encontrar trabalhos nichados e com extrema qualidade.