Toda pessoa que está em busca de um emprego tem uma angústia em comum: como passar em processos seletivos?

Esse é um questionamento muito comum, visto que a etapa de processos seletivos pode causar muita ansiedade no candidato. O nervosismo muitas vezes pode acabar atrapalhando.

Mas não só ele, uma série de fatores acaba sendo levada em consideração na hora de avaliar um candidato para uma vaga.

Portanto, estar preparado para o que pode vir é fundamental para que o indivíduo consiga alcançar seu objetivo de vaga e ter o emprego esperado. Veja então o que é preciso para isso.

Como passar em processos seletivos

Pessoas sentadas ao redor de uma mesa

Descrição gerada automaticamente

O modo como um indivíduo se prepara para encarar uma entrevista de emprego, está ligado de forma direta ao sucesso que ele terá para conseguir a vaga.

De maneira prática, isso significa que há todo um trabalho a se realizar antes de encontrar o recrutador para entrevista.

Se você deseja se destacar nos processos, é fundamental que você separe um tempo para descobrir mais coisas sobre a empresa para que possa compreender como se portar.

Antes de mais nada, separamos abaixo uma lista com as principais coisas para você se atentar na hora de fazer a entrevista.

1. Saber se é presencial ou online

Por conta da pandemia, muitas empresas optaram por realizar suas entrevistas de emprego de maneira online. Sendo assim, as vezes podem acontecer pelo telefone ou por videochamada.

Tem empresas que ligam para o candidato sem que ele tenha marcado hora, pegando a pessoa completamente desprevenida.

É importante que para qualquer que seja a modalidade da entrevista, que o candidato tenha calma para realiza-la e garantir que o microfone e a câmera, em caso de chamadas a distância, esteja funcionando.

2. Escolha o traje ideal

Procure saber qual é o dresscode que aquela empresa trabalha para que você se adeque a ele. Isso porque ir formal ou informal demais pode passar uma visão negativa de sua pessoa.

Impressionar o recrutador é fundamental dentro de uma entrevista de emprego. Por isso, pesquise antes na internet um pouco mais do ambiente que você pretende entrar.

Tente saber como é o comportamento dos funcionários e qual é o estilo do escritório. A dica é que você procure por essas informações nos sites de avaliação da empresa.

3. Evite impressões negativas

O objetivo de toda entrevista de emprego é não causar um impacto negativo no recrutador. Sendo assim, é preciso ficar atento aos possíveis deslizes.

Não minta no seu currículo em hipótese alguma, não tenha um comportamento inadequado nem um linguajar impróprio.

Fale com clareza e de forma franca, isso deve ser o suficiente para te deixar tranquilo e se sair bem durante esse processo.

4. Cative o recrutador

Muitas das decisões sobre quem vai ingressar ou não dentro da empresa, em parte, tem a ver com o impacto que o candidato causa no recrutador com suas primeiras impressões.

Isso significa que, ainda que um candidato não tenha uma experiência sólida na área, se ele for bem na conversa durante a entrevista, pode cativar o recrutador e fazer com que ganhe pontos com isso.

Para conseguir passar essa boa impressão, alinhe sua imagem com aquilo que a empresa procura, portanto, se atente aos pontos de:

  • Dresscode;
  • Pontualidade;
  • Linguagem;
  • Simpatia;
  • Postura;
  • Domínio sobre assunto;
  • Clareza.

5. Se antecipe a perguntas que podem ser feitas

Uma das maneiras de saber como passar em processos seletivos é tentar preparar as respostas de perguntas comuns de serem feitas.

Isso ajudará você a se manter mais tranquilo e consequentemente mais preparado para a vaga. As entrevistas geralmente seguem uma linha de raciocínio.

Por isso que muitas perguntas são quase que obrigatórias de serem feitas nos processos seletivos, como questões sobre seu perfil profissional, experiências, o que gosta de fazer. As mais comuns são:

  • Me fale sobre você…
  • Quais seus pontos fortes e fracos?
  • Como se vê daqui a 10 anos?;
  • Por que devemos contratar você?;
  • Por que não devo te contratar?;
  • Como soube da vaga?;
  • Por que deseja trabalhar aqui?;
  • Quais contribuições você traria para a empresa?;
  • Conte sobre um desafio que enfrentou no trabalho;
  • Conte sua maior conquista profissional;
  • Por que está deixando seu emprego atual?;
  • Por que foi demitido?;
  • O que menos gosta no trabalho?;
  • O que mais gosta no trabalho?;
  • Qual a maior crítica ou dificuldade do seu local de trabalho atual?;
  • Como você lida com pressão?

Sabendo disso, é interessante que você já esteja com essas questões preparadas para que possa respondê-las.

6. Faça perguntas

Muitos candidatos entram numa entrevista de emprego como se estivessem num tribunal, esperando apenas que o juiz fale sua sentença.

Apesar de grande parte das pessoas achar que a entrevista de emprego é uma conversa unilateral em que só o recrutador deve saber informações, isso não é verdade.

Uma entrevista deve servir para esclarecer pontos para ambos os lados. Sendo assim, se você tem dúvidas quanto a vaga, salário, horas, etc, você deve trazê-las à tona.

Geralmente, ocorre-se o pensamento de que fazer perguntas pode ser inconveniente. Mas o candidato deve ter em mente que aquela vaga é interessante para ele.

Sendo assim, ele deve avaliar se a empresa também vai agregar a suas expectativas e não somente o contrário.

Os questionamentos também por parte do candidato mostra ao recrutador o interesse que ele tem para a vaga. Uma pergunta bem feita pode abrir portas para um assunto que geralmente não é abordado.

Conclusão

Pessoa em pé na cozinha

Descrição gerada automaticamente

Por fim, não há uma receita de bolo que te ensine a como passar em processos seletivos. Existem vários fatores e várias situações que se unem para que uma pessoa consiga uma vaga ou não.

Esses pontos que abordamos aqui são uns dos mais avaliados pelos recrutadores, portanto, são aqueles que mais são encarados como prioridade.

É fundamental estar atento a todos eles e, principalmente, pesquisar sempre sobre a empresa quando você for passar pela entrevista de emprego.

Isso te ajudará a conquistar então a sua futura vaga desejada. Nos conte se essas dicas te ajudaram e compartilhe este conteúdo com outras pessoas.